Uma reunião de craques equivalente ao Brasil de 70 caiu no Sarriá, estádio catalão, contra a Itália de Paolo Rossi, autor de três gols que eliminaram talentos como Falcão, Zico, Sócrates, Toninho Cerezo, Júnior e Leandro. Mais que isso, somada à perda de 1986, essa derrota trouxe uma mudança na concepção do futebol entre os treinadores brasileiros

Nunca se saberá com exatidão qual o maior público da seleção brasileira – e da história do futebol. A decisão da Copa de 1950, afinal, é um evento único no Maracanã e sua real dimensão permanecerá apenas na imaginação. Estima-se que quase 200 mil pessoas se espremeram nas arquibancadas frescas do Municipal, em tarde na qual muitos entraram sem ingresso para ver a frustração imposta pelo Uruguai na derrota por 2 a 1. Permanecem apenas os ares lendários e a certeza de que nunca se superará tais números.



 

A Copa do mundo de Futebol é realizada a cada quatro anos desde 1930, quando foi disputada pela primeira vez no Uruguai. Em 1942 e 1946 foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial e a partir de 1954, começaram a ser utilizados logos oficiais para divulgação do evento.